sábado, 3 de outubro de 2009

RECEITAS CASEIRAS


RECEITAS CASEIRAS






Coletei algumas Dicas de infusão de ervas, algumas conhecidas por alguns de nós... vale ressaltar mais uma vez que toda receita alternativa tem o poder de acalmar e amenizar o problema, seja ele uma dorzinha de barriga ou uma grande enxaqueca. É importante sempre lembrar de anotar os seus sintomas e procurar ajuda médica periodicamente para os check-ups. Não me responsabilizo pela ingestão das ervas sem o devido acompanhamento terapêutico.



FALTA DE APETITE

RECEITA: Limão Infusão para falta de apetite

PREPARO: Deixar em infusão em 300g de água fervente 15g de folhas de limão, 20g de raiz de aipo,15g de tomilho e 50g de folha de alcachofra. Quando o líquido ficar morno filtrá-lo e beber uma xícara

antes das refeições

REFERÊNCIAS: Plantas Medicinais - Editora Três



COMBATER A CASPA I

RECEITA: Máscara anti-caspas

PREPARO: Lave bem dois tomates bem maduros, retire as sementes e bata no liquidificador ou na centrífuga com duas colheres de sopa de vinagre de vinho branco. Espalhe nos cabelos e deixe por cerca de vinte minutos, depois lave a cabeça normalmente. É indicado para casos de caspa fina, se forem placas de caspa maiores, melhor procurar um médico.

REFERÊNCIAS: Sabedoria popular



COMBATER A CASPA II

RECEITA: Juá

PREPARO: Raspe uma quantidade do entrecasco do "Juá", coloque dentro de um recipiente com água fria e mexa até fazer espuma. Lave o cabelo 2 vezes por semana.

REFERÊNCIAS: Sabedoria Popular



ERISIPELA

RECEITA: Folhas de Azeitona Roxa (jamelão)

PREPARO: Triture cinco folhas de maracujá açu em 200ml de álcool (caseiro), deixe apurar durante 2 dias, coe. Faça uso de uma colher de chá da infusão em meio copo d'água, ingestão do preparado uma vez por dia, após uma refeição durante a crise. Mesmo depois de passado os sintomas, mantenha o tratamento durante uns 10 dias, para a prevenção.

REFERÊNCIAS: Sabedoria popular



LIMPEZA E HIDRATAÇÃO DA PELE

RECEITA: Mel e Aveia

PREPARO: Ponha em recipiente 3 colheres (sopa) de mel e 1 1/2 colher (sopa) de aveia em flocos, misture e passe no rosto fazendo leves fricções durante 3 minutos, depois lave-o bem com sabonete neutro.

Repita 1 vez por semana.

REFERÊNCIAS: Sabedoria popular



CÓLICAS MENSTRUAIS

RECEITA: Infusão de calêndula

PREPARO: Em 1 xícara de chá de água fervente, coloque 1 colher de sobremesa das flores de calêndula. Abafe por 10 min. e coe. Tome 2 xícaras do preparo diariamente nos 10 dias anteriores à menstruação.

REFERÊNCIAS: Revista Saúde é vital, especial. Nº 12



DOR DE BARRIGA, MAL-ESTAR, AZIA,FÍGADO,ESTÔMAGO,RIM

RECEITA: Boldo

PREPARO: Colher algumas folhas de boldo (5), lavar bem e amassá-las, acrescentar água vervendo imediatamente para que a fusão não perca suas propiedades. Atenção: As pessoas deveriam tomar o chá verificando a temperatura da xícara, se a sua mão não aguenta segura-lá, então não deveria tomá-lo. Por este motivo, no Oriente as xícaras não têm cabo e fica mais fácil saber se o chá está pronto para ser ingerido sem danificar as propriedades da lingua que nos permite a gustação.

REFERÊNCIAS: Receita Caseira



AZIA,GASTRITE,ÚLCERAS ESTOMACAIS

PREPARO: Ralar 4 batatas cruas em um ralador comum, deve-se usar a parte mais fina do ralo. Ao obter a massa da batata, esprema em um pano limpo e coe. Deve-se tomar o suco da batata imediatamente. Tomar uma xícara 3 vezes ao dia. O efeito será melhor se for tomado 30 minutos antes das refeições, ou sempre que sentir a queimação. O alívio é imediato.

REFERÊNCIAS: Medicina Alternativa de A a Z. Autor: Carlos Nascimento S Maiores informaçoes pelo telefone(0**34) 238 88 55



ROUQUIDÃO E TOSSE

RECEITA: Xarope de Caraguatá e Guaco

PREPARO: 1 kg de açúcar, 1 litro de água, 10 frutos de caraguatá (planta de cerrado) e 5 folhas de guaco. Misture a água e o açúcar até ferver. Coloque o caraguatá e as folhas de guaco e deixe ferver por aproximadamente 1 minuto. Deixe esfriar e guarde num frasco de vidro em local fresco.

REFERÊNCIAS: Receita Caseira



RESFRIADO, GRIPE

RECEITA: Limão

PREPARO: 01 limão galego (conhecido como laranjinha) cortar em 04 colocar em meio copo de água e ferver por 05minutos (tomar morno).

REFERÊNCIAS: Receita Caseira



INFLAMAÇÃO DAS AMÍGDALAS E FARINGITE

RECEITA: Chá Preto

PREPARO: Um copo de chá preto morno com uma colher(sopa) rasa de sal. Faça gargarejo de uma a três vezes ao dia

REFERÊNCIAS: Receita Caseira



INFECÇÕES NA GARGANTA, BOCA E VIAS RESPIRATÓRIAS

RECEITA: Chá de Feijão Guandu

PREPARO: Colher de 5 a 10 folhas do pé de feijão guandu e fazer um chá. Tomar e fazer gargarejo à vontade. Alívio quase que imediato da garganta e em dois dias as infecções saram.

REFERÊNCIAS: Receita Caseira



ÚLCERA E GASTRITE

RECEITA: Folha de Couve com leite

PREPARO: Triturar, no liquidificador, 1(uma) folha grande de couve ou duas folhas pequenas junto com 1(um) copo de leite e, em seguida coar. Tomar um copo do preparo, em jejum, pela manhã ao acordar.

Dependendo do estágio da doença, após duas semanas estará cicatrizada ou em processo de cicatrização.

REFERÊNCIAS: Receita Caseira



INSÔNIA

RECEITA: Alface e cascas de maçã

PREPARO: Pegue 01 folha de alface e algumas cascas de maçã.

Coloque mais ou menos um copo com água para ferver. Na água fervente, coloque a folha de alface e as cascas de maçã,deixando a infusão repousar por alguns minutos numa vasilha com tampa. Se quiser pode adoçar (de preferência com mel), devendo-se tomar o chá morno.

REFERÊNCIAS: Sabedoria Popular



RUGAS, MANCHAS E SARDAS

RECEITA: Aplicação alimentar e cataplasma

PREPARO: Incluir na alimentação frutas e hortaliças que contenham vitinamina A (brócolis, abóbora, mamão, manga, pêssego, melão, etc.)

Aplicar na superfície da pele a parte interna da casca de mamão, durante uma hora por dia (cataplasma). Tomar uma xícara de chá de suco de cenoura com pimentão-vermelho, uma hora antes do almoço, num prazo máximo de 15 dias. Fazer cataplasma de creme caseiro do pepino durante uma hora por dia.

REFERÊNCIAS: Extraída do livro "Viva Melhor" de Luis C Costa



ROUQUIDÃO E AFONIA

RECEITA: Gargarejo

PREPARO: Fazer 3 vezes ao dia gargarejo com suco de tomate verde (liquidificar um tomate verde com um copo de água e uma pitada de sal.) Coar o suco e fazer imediatamente o gargarejo. Alimentar-se de 300 a 500 g de abacaxi no desjejum ou tomar o suco. Não comer nenhum alimento no prazo mínimo de 3 horas.

REFERÊNCIAS: Extraída do livro "Viva Melhor" de Luis C Costa



HEMATOMAS

RECEITA: Cataplasma

PREPARO: Aplicar cataplasma de tomate maduro no local de 2 horas cada, quantas vezes forem necessárias. Ao deitar colocar sobre o hematoma a parte interna da casca da banana deixando-a um tempo médio de 2 a 3 horas.

REFERÊNCIAS: Sabedoria Popular



GASTRITE

RECEITA: Mamão, caqui, melão ou pinha

PREPARO: Usar no desjejum de 300 a 500g de mamão, caqui, pinha ou melão (não misturar, mas alternar diariamente), de 15 a 20 dias.

Tomar nos intervalos das refeições uma xícara de suco de batata inglesa (manhã) e uma xícara de suco de couve (tarde). Tomar chá de camomila ao deitar. Não se alimentar com alimentos oleoginosos nem ácidos como: abacaxí, cajú, tangerina, laranja, romã, ameixa, acerola, abacate, castanha, coco, azeitona, etc. Não comer carnes, pescados e frituras.

REFERÊNCIAS: Sabedoria Popular



ARTRITE E REUMATISMO

RECEITA: Pimenta Vermelha

PREPARO: Pega-se 100ml de alcool a 60º e coloca-se em infusão com 6 pimentas vermelhas por cerca de 2 dias. Filtra-se e pincela-se com o líquido as regiões atingidas. O resultado será excelente.

REFERÊNCIAS: Sabedoria Popular



VERMES INTESTINAIS - SOLITÁRIA

RECEITA: Semente de Jerimum

PREPARO: Deixa-se de molho 50 a 80g de semente de jerimum moídas durante 12hs. Mistura-se um ovo, mexe-se bem e toma-se em seguida em jejum, durante 2 dias. Não tomar café da manhã .

REFERÊNCIAS: As plantas curam



TOSSE, ROUQUIDÃO, BRONQUITE E ULCERAÇÕES NA PELE

RECEITA: Couve

PREPARO: Ferva uma folha de couve em uma xícara de leite adoçado com mel. Depois é só coar e tomar.

Para aliviar ULCERAÇÕES NA PELE: Prepare uma compressa com a folha macerada com 1 colherinha (café) de ácido bórico.

REFERÊNCIAS: Sabedoria Popular



ANTINFLAMATÓRIO AMÍGDALAS E FARINGITE

RECEITA: Chá de casca de romã

PREPARO: Retira-se o fruto da romã, parte-se, retira-se os caroços e deixa-se secar ao sol. Após a secagem faz-se o chá das cascas secas de maneira tal que permaneça uma boa tintura. Em seguida, faz-se o gargarejo, deixando que permaneça o maior tempo possível em contato com a garganta. Deve-se manter este procedimento em torno de 4 a 5 vezes por dia. Para cada romã coloca-se aproximadamente 2 copos de água.

REFERÊNCIAS: Livro "As plantas curam" Cultura popular



ANEMIAS, HEMORRAGIAS E GASESINTESTINAIS

RECEITA: Urtiga vermelha e cominho

PREPARO: Urtiga vermelha: O suco das folhas é bom para anemias e pobreza do sangue. Usa-se o chá das folhas também para regularizar a menstruação e deter hemorragias Cominho:

Uso interno: Combate os gases intestinais, auxilia digestão.

Uso externo: Cataplasma só com sua sementes socadas ou com barro, carvão e óleo de oliva. Dores e ingurgitamento dos testículos e dos seios.

REFERÊNCIAS: Viva Natural - Biazzi, Eliza



FÍGADO

RECEITA: Chá de alcachofra

PREPARO: Coloque 2 folhas de alcachofra em meio copo de água fervente e tampe.

REFERÊNCIAS: Receita caseira



REUMATISMO,ARTROSE E ANTI-SÉPTICO

RECEITA: Tintura de caroço de abacate

PREPARO: Um carroço de abacate seco ralado um litro de álcool e 10 pastilhas das pequenas de cânfora sintética comprada nas farmácias.

Usar em compressas ou passar no local ferido é ótimo.

REFERÊNCIAS: Receita caseira



DIABETES

RECEITA: Maçã, alecrim, alface e cajú roxo

PREPARO: Durante 21 dias usar pela manhã um suco com uma maçã, um ramo de alecrim e uma folha de alface pode ser com leite ou não depende do gosto do paciente bata tudo no liquidificador e tome em jejum após os 21 dias passar 7 dias tomando chá do cajú roxo entrecasca 3 vezes ao dia. Este tratamento tanto o dos 21 dias quanto o dos 7 dias deve passar pelas 4 luas, o tratamento só acaba quando houver passado pelas luas minguante, crescente, nova e cheia deve começar pela lua minguante.

caso não atinja a cura com um ciclo das luas deve começar novamente o tratamento Atenção todo o tratamento deve ser seguido de caminhadas diariamente por uma hora (só caminhar não é correr) Se você não pode caminhar prepare um travesseiro de pedrinhas (britas) e fique pisando em pé durante 30 minutos diariamente porém deve ser descalça.

REFERÊNCIAS: Professora Jupira Naturalista



HIGIENE BUCAL E AXILAR

RECEITA: ALFAVACA E ÁLCOOL

PREPARO: 1 xícara de folhas de alfavaca colhidas entre 9 e 11 horas. Um copo de álcool de cereais Mistura e deixe em repouso 24 horas antes de usar. USO 1 colher de sopa em 1/2 copo de água para fazer higiene bucal. Como desodorante aplicar nas axilas também diluido.

REFERÊNCIAS: Professor da Universidade Federal do Ceará

Fonte: http://www.minuto.poetico.nom.br/terapia05.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário